segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

A Visão MDA (estruturas espirituais) - ABE HUBER


• Não se coloca vinho novo em odres velhos. Igrejas com estruturas rígidas que recebem nova unção se arrebentam e dividem. Ou seja, o vinho novo se perde.

• A estrutura nova não é nova. É o resgate dos princípios que nortearam a igreja primitiva. Três coisas básicas eles tinham, confirmada pelos historiadores:

1. Eles tinham as grandes reuniões.

2. Eles viviam o evangelho nas casas.

3. O discipulado como princípio de vida.

• Talmidim (discípulos): poucos podiam ser. Jesus revoluciona dizendo que todos poderiam ser.

REINO DE DEUS
• É o lugar onde Deus está reinando. Mt 6.33. Ex. dar comida para crianças na África. Desde que esteja ajudando também a conhecer Jesus. É preciso direcioná-la para uma igreja local, senão só vamos adiar o sofrimento dela.
IGREJA DO SENHOR JESUS

• A igreja do Senhor Jesus é o coração do Reino de Deus. Edificarei a minha igreja.

• Aqui estão organizações para-eclesiásticas. São boas se elas somarem com a igreja local.

IGREJA LOCAL

 • Antes de ver Jesus João viu os sete candeeiros de ouro e Jesus no meio deles (Ap 1).

       • Existem pessoas que não têm compromisso com a igreja local. Mais de   50 mandamentos “uns aos outros”. Igreja é relacionamento.

   CÉLULA

• A célula é onde está o DNA de todo o corpo. Nos tempos bíblicos eles ainda não tinham este conceito.

• É a igreja na casa. Atos, Romanos, I Coríntios, Colossenses e Filemon são livros que ensinam o conceito de igreja nas casas. O centro de todas as atividades eram nas casas.

• Muitas usam os MINISTÉRIOS como o coração da igreja. É importante tê-los, desde que ajudam as igrejas nas casas crescerem. Não podem competir.

• Quarta e quinta não se cancelam as células. Alguém cancela o culto de domingo? Nestes dias não se pode ter nenhum tipo de reunião ministerial ou qualquer outra área da igreja local.

• O pastor diz que é importante mas ele mesmo não participa de uma célula.

• Pastores que admitem pessoas na liderança que não estão envolvidas nas células. Ou seja, a célula não é o coração da igreja local.

O diabo quando não pode manter crentes compromissados em outras atividades ele os leva ao ATIVISMO. Não há tempo para ganhar e cuidar das pessoas.

• Muitas igrejas não crescem porque seus membros estão envolvidos em muitas atividades. Atualmente 505 células em Fortaleza (eram 477 em duas ou três semanas).

O TADEL é muito mais que um culto. Nele estamos treinando, equipando as pessoas que estão nas 505 células.

M.D.A. UM A UM

• Modelo de discipulado apostólico. Jesus foi chamado de apóstolo. Chamado também de microcélula de discipulado apostólico.

• Quando Jesus falava com as multidões, os discípulos estavam lá. Recebendo indiretamente. Quando falava com os setenta, também estavam. Mas, nos doze, considerado sua célula, ele falava mais diretamente. Porém, nas viagens longas as multidões não o acompanhava. Neste momento Jesus se relacionava com cada um deles individualmente. Eram momentos preciosos de investimento.

• Ele agora os manda reproduzir discípulos. Barnabé toma Paulo, João Marcos. Paulo pega Tito, Timóteo, Silas. Pedro discipulou João Marcos.

• Jesus não mandou fazer convertidos, mas discípulos.

Quando uma pessoa cresce ela troca de discipulador. À medida que ela conquista mais discípulos, redes, ela vai sendo coberta por alguém que está acima.


• A questão é que todos sempre serão sempre discipulados. Os vínculos do discipulado são permanentes.

CULTO DE CELEBRAÇÃO, AS CÉLULAS E O DISCIPULADO são as coisas INEGOCIÁVEIS.

PESQUISA DE COMO LÍDERES DE SUCESSO SÃO GERADOS. Dr. Carl Horton:

• 0% foram formados pelo púlpito em reuniões públicas de ensino ou pregação;

• 0% foram produzidos em classes estruturadas (escola dominical, faculdade teológica, escola de líderes).

• 10% foram gerados no discipulado em grupos pequenos;

• 90% foram gerados no discipulado pessoal um a um.

Ele falava que nunca tinha visto uma igreja em células tão focadas como em Santarém. Foi ele quem incentivou o discipulado um a um. Abe ficava frustrado pois não sabia como fazer ainda. O processo demorou muito e foi gerado no dia 29 de maio de 1999 no sábado à noite. Já tinha visitado muitas igrejas e visto muitos modelos.

Um comentário:

Altamir disse...

Acho também que o caminho para o crescimento é esse mesmo. Cuidando das pessoas Um a Um teremos cristãos sadios. E ovelha sadia gera também ovelhas sadias. E quem ganha é a igreja do Senhor, aleluia!!!
Abraços, Altamir